Celebre o Natal com as receitas preparadas por nossos Confeiteiros!

dezembro 21, 2020

Oficialmente, o Natal é a nossa próxima parada. Mas os preparativos para essa festividade começaram faz tempo por aqui e na casa dos nossos confeiteiros que prepararam receitas variadas a partir dos nossos doces. A ideia é mostrar a versatilidade dos produtos Pastoriza que estão prontos para compor receitas tradicionais de Natal e para a criação de decoração comestível. Aprecie as sugestões e aplique essas ideias repletas de sabor e criatividade nas suas comemorações.

Iniciando esta sessão de guloseimas natalinas, o Chocotone que é uma versão do pão doce oficial desta festa, está em destaque e com algumas complementações sugeridas pelas confeiteiras que se dedicaram ao preparo.

A sugestão da Cake Designer Cátia Guimarães, de Belo Horizonte/MG, é o Chocotone com decoração bicolor feita com o brigadeiro rosa e com o brigadeiro pastoriza. A aplicação feita com bico de confeitar combinada com os docinhos criou uma decoração harmoniosa, que além de apetitosa é super apropriada para a mesa de Natal.

Nesta receita, a Confeiteira Deza Correia, de Guarulhos/SP, fez um Chocotone e para diferenciá-lo, recheou com o cajuzinho Pastoriza. A decoração com as cores típicas do Natal elevou o produto que está pronto para decorar o ambiente antes de ser servido e saboreado.

Sem deixar de lado o tradicional Panetone, o Chef Alexandre Oliveira, do Rio de Janeiro/RJ, incrementou o pão natalino de origem italiana recheando e decorando com o cajuzinho Pastoriza, que é um doce tipicamente brasileiro preparado com amendoim. A combinação uniu sabores de países diferentes e agregou valor ao resultado final.

Imagine criar uma árvore de natal de beijinhos, os tradicionais docinhos de festa, feitos de coco. Cátia Guimarães saiu da imaginação e transformou essa ideia em realidade. O ingrediente principal dessa delicadeza é o beijinho Pastoriza e para estruturar a árvore comestível foram necessários: 1 cone de isopor com cerca de 25 cm de altura e palitos de dente. Nesta versão, este símbolo de Natal tão significativo decora e surpreende pela versatilidade.

Considerada um símbolo da sorte que recepciona o Natal, a guirlanda ganhou formato especial pelas mãos da Chef Fabíola Porto, de Santos/SP. A base desse acessório natalino, numa versão comestível, é preparada a partir de uma receita de brownie, e a decoração é feita com três ingredientes Pastoriza: brigadeiro de colher, brigadeiro tradicional com consistência firme e beijinho. As cores tradicionais da época são obtidas com o uso de confeitos e granulados.

Outro símbolo de Natal bastante apreciado, principalmente pelas crianças, é o boneco de neve que, no caso, foi construído por Fabíola Porto com estrutura de chocolate e recheio de brigadeiro. Primeiro, o enfeito doce decora a mesa, depois vira uma sobremesa divertida e saborosa.

Já que mencionamos uma das preferências das crianças para o Natal, vale mostrar outras opções para acrescentar alegria para a festa dos pequenos: pirulitos e cupcakes, sugestões também criadas pela mineira Cátia Guimarães.

Os pirulitos recheados com brigadeiro e beijinho Pastoriza podem ser montados numa estrutura de isopor para, inicialmente, decorar a festa e depois ser servidos.

Os cupcakes, que são os queridinhos das festas de aniversário, ganham versão de Natal para encantar a família toda, é só notar a delicadeza dos detalhes. A cobertura foi feita com brigadeiro Pastoriza, que tem ponto para bico de confeitar, mesclado com pasta americana. O recheio tem brigadeiro de colher e beijinho de colher Pastoriza.

Pensando em sobremesas para o almoço do dia 25 e até mesmo para o café da tarde, no dia oficial do Natal, 2 sugestões estão na mesa. Qual você prefere?

Bolotone preparado com brigadeiro rosa pelo Chef Alexandre Oliveira.

Rocambole Napolitano com brigadeiro rosa, brigadeiro e beijinho Pastoriza, direto da aula da Cátia Guimarães do instagram oficial da Pastoriza.

E para fechar com chave de ouro, ou melhor com flores de brigadeiro, segue uma sugestão da Deza Correia para decorar pratos doces variados, seja um pudim, uma torta ou bolo, até mesmo travessas dispostas na mesa. Para criar as flores e as folhas, a confeiteira tonalizou o brigadeiro rosa Pastoriza com corante em gel alimentício, e usou bico de confeitar para alcançar esse resultado sofisticado e muito saboroso.

Certamente, as celebrações acontecerão, pois então, que ocorram com resiliência, prudência e sempre com muita inspiração em tudo que faz bem para o coração. Se o verdadeiro sentido do Natal é o amor, é esse sentimento que precisa nortear cada momento, para um verdadeiro feliz Natal!!.